27.10.06

8 anos de james

eu não escrevo muito, e não é por preguiça. acho que na verdade eu sou dessas pessoas que um dia decide que escrever não é o ponto forte e resolve poupar os amigos de constrangimentos e vergonha alheia. mas quando eu vi o post de aniversário, eu me dei conta que além do bar estar completando 8 anos, também fazem 8 anos que eu frequento o james com uma assiduidade assustadora. e achei que devia dar minha versão dos fatos.

não é que eu lembro? eu perdi a inauguração, mas fui arrastada pra lá ainda na primeira semana pelo yussif ( ! ) e mais dois amigos. e a música era legal, o dono era gente boa, e nem botaram a gente pra fora do bar na noite que pedimos pizza porque o james ainda não tinha cozinha e só servia amendoim. como é que a gente podia não gostar de um lugar assim?

depois começaram as festas... o dj ficava “dentro” de uma janela que tinha do lado direito do bar e o piso de madeira parecia uma cama elástica com o pessoal se acabando na pista. e claro que nesses tempos pré-históricos não tinha ar-condicionado, a única opção (para desespero dos vizinhos) era tomar um ar ali no corredorzinho da entrada, o lugar mais disputado do bar principalmente nas famosas noites de carnaval.

e o tempo foi passando e ir ao james tornou-se praticamente a mesma coisa que pegar uma cerveja na geladeira de casa, com a vantagem de sempre ter amigos por perto e nunca ter que lavar a louça no final da noite. o ambiente se tornou tão familiar que eu até já dormi por lá, mas prefiro não entrar em detalhes deste lapso etílico. e se já era bom assim, imagine quando me falaram que além de tudo isso eu podia escolher as músicas? uma noite eu estava conversando sobre bandas com o luciano e ele disse pra eu discotecar com ele numa festa no james como dj convidada. foi a primeira vez que eu “troquei cds” em um bar. e as pessoas nem fugiram! pelo menos não todas... e no começo foi assim, eu discotecava um sábado ou outro, mas as coisas estavam prestes a mudar.

no final de 2002, começo de 2003, terças-feiras era noite de música eletrônica no james. acho que era o bar mais lotado de curitiba no início da semana. e era incrível, mesmo destruindo minha semana inteira e fazendo com que eu perdesse a primeira aula de quarta. mas... se tinha um dia pra música eletrônica por que não tinha um dia pro rock??? foram noites e noites de conversa, pressão de todos os lados, alexandre e groo tentando convencer o luciano, eu fazendo chantagem e dizendo que nunca mais ia beber gin no james, e finalmente conseguimos: ok, agora a quarta é rock. a partir de 26 de março de 2003, as quartas-feiras do james nunca mais seriam as mesmas.

e de lá pra cá, já se passaram mais 3 anos e a história do james correu mais ou menos como em qualquer grupo de amigos. vimos casamentos (alguns dentro do james), nascimentos (alguns por culpa de noites insólitas no james) e até já ouvi boatos sobre um dos integrantes da nova-nova-nova geração cogitando a possibilidade de comemorar seu aniversário de um ano no james. alguns frequentadores assíduos já não são tão assíduos, mas acho que não faltam novos frequentadores com disposição e energia para bater ponto no james de quarta a domingo. depois de 8 anos, já não somos jovens o suficiente pra aguentar todas as festas de antes e nem nos tornamos adultos o suficiente pra ter coragem de abrir mão delas por completo. ainda bem.


eu andei fazendo as contas: aparentemente, eu levo um período médio de 4 anos pra convencer o luciano a me confiar papel de dj residente de um dia da semana do bar. ou seja: a qualquer momento dentro dos próximos 12 anos, meu plano de dominação do james pode ser concluído. mas enquanto isso não acontece, a única solução é esperar. e pra matar o tempo, uma noite de sábado com open bar e representantes de todas as gerações do james comemorando 8 anos de bar definitivamente não parece má idéia. vejo vocês no sábado. e finalmente... roubando a clássica despedida de post do groo...


adios amigos! i’m off to james bar!

claudinha.

5 comentários:

  1. Demais, Claudinh!
    8 anos é muito mérito para um nar alternativo, que ainda se mantém alternativo e tem melhorado e muito.
    Que a vida seja longa pro James, fazendo história em Curitiba.
    Até Sábado!!!
    ; )

    ResponderExcluir
  2. Po, cadê a radio james? Cadê as músicas? É lorota o mail?
    Quero música!
    Assim não dá! hahaha
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  3. Cadê as músicas da tal da radio james?!!!!!
    Hein?!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego!

    Bom saber que você está ansioso por ouvir as músicas da rádio!

    Mas você já tentou clicar no helicóptero que contém o texto "james box"? Se sim, qual é o seu navegador? Porque se tiver algum problema nós iremos corrigir....pelo meu navegador abre direitinho.

    ;)

    ResponderExcluir
  5. massa o texto da claudinha, eu também tenho essa historia de crescer dentro do james, frequentadora balzaca assidua que coleciona bafons e muitas alegrias...foi de chorar, claudia, parabéns!!! :)

    ResponderExcluir