18.2.09

Quarta-Rock especial PAVEMENT

Talvez você não saiba mas indie rock já foi um dia o que as pessoas costumavam chamar os grupos que procuravam formas de conquistar o público com material autoral, sem a pressão das grandes gravadoras, do hype, ou do grande circuito ávido por "melhores-bandas-do-mundo-da-semana". Esse rótulo muito se deve a bandas como Sonic Youth, R.E.M. e Husker D, que saíram das garagem em meados dos anos 80 para invadir as college radios, e de outras que vieram em seguida, como Pixies, Dinosaur Jr. e Pavement, grupos os quais foram carinhosamente chamados de "guitar bands", devido a grande devoção desse pessoal pelas guitarras em suas composições.



E, para homenagear um dos grandes indies da década de 90, o James Bar oferece neste mês um passeio musical pelos melhores momentos da discografia de Pavement, até hoje lembrada como uma banda lo-fi, que fazia gravações caseiras de baixa fidelidade e arrebanhava o público pelo som visceral e espontâneo, deliciosamente despretensioso. Sem grandes efeitos de pedais mágicos, mesas de som ultramodernas ou publicidade milionária.

Pavement, nascido pela mente de Stephen Malkmus e Scott Kannberg no comecinho dos anos 90, - enquanto muita gente desinformada achava que a "salvação do rock" era o Nirvana - fez história ao lançar na Califórnia o disco "Slanted and Enchanted" (1992), por muitos considerado até hoje um dos melhores do estilo. Por meio de ruidosas guitarras, misturadas com letras existencialistas e melodias grudentas, o grupo emplacou hits como "In the mouth of a desert" e "Here".

Diferente do que costuma acontecer com muitas das bandas, o segundo disco, "Crooked Rain, Crooked Rain", superou as expectativas e alcançou um nível melhor de gravação, deixando de lado o lo-fi mas sem deixar pra trás a vontade de levar um rock alternativo para seu público. "Cut Your Hair", "Gold Soundz" e "Range Life" chegaram até mesmo à MTV (nessa época estritamente comercial lá fora), que definitivamente se rendia às indie bands, não só ao Pavement, como também ao Sonic Youth e ao Dinosaur Jr.

Infelizmente, o grupo acabou em 1999, já que o excêntrico Kannberg às vezes não se dava muito bem com Malkmus. Insatisfeito, Malkmus criou sua própria banda, Stephen Malkmus and the Jicks, com relativo sucesso. O grupo chegou a passar por Londrina, em 2002. Ao subir no palco, no entanto, a vontade da maioria era mesmo de curtir alguma coisa do Pavement.

Então, aproveite o minisset e tire a prova de que Pavement realmente foi uma puta banda e que muito do que hoje é chamado de rock alternativo, indie rock ou guitar band saiu dali. Como todo mundo anda voltando para uma última turnê, torça também para que Malkmus e Kannberg pensem melhor sobre o assunto.



Discografia:

- Slanted and Enchanted (1992)
- Crooked Rain, Crooked Rain (1994)
- Wowee Zowee (1995)
- Brighten the Corners (1997)
- Terror Twilight (1999)

Lançamentos especiais
altamente recomendados:

- Slanted and Enchanted: Luxe & Reduxe (2002)
- Crooked Rain, Crooked Rain: LA's Desert Origins (2004)




Texto de Cláudio Yuge, o Dj que te guiará neste passeio.
Obrigadaaaaaa, Claudinho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário